Pesquisa

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ensinado Rugby na escola


Segundo uma lenda o Rugby foi criado em uma partida de futebol em uma escola na cidade de Rugby na Inglaterra graças a Willian Webb Ellis, que por achar que o jogo estava muito parado resolveu pegar a bola nas mãos e cruzar o campo e com isso seus colegas tentaram pega-lo. Existem diversas formas de jogar o Rugby e cada uma dessas formas tem uma numeração de jogadores diferentes e regras diferentes, as formas mais conhecidas de Rugby são o: Rugby Union e o Rugby League.




Regras básicas que utilizo durante as aulas
Na escola eu utilizo uma das diversas formas de se jogar o Rugby chamado do Touch Rugby, adaptando algumas regras é claro. No Touch Rugby o objetivo não é derrubar o adversário com a bola, mas apenas tocar no adversário com a bola (como se fosse um pique-pega). Nas partidas eu utilizo a bola de futebol.
Outras regras:
  • A bola não pode ser jogada para a frente ela só pode ser passada para o lado e para trás.
  • O jogador que não estiver com a bola não pode ser tocado.
  • Se tocarem o advrsário sem a bola ou em caso de excesso de contato é marcado falta, que será cobrada com um chute ao gol (jogo em uma quadra de futsal)
  • Para marcar um ponto um time tem que cruzar com a bola na mão até o outro lado da quadra e tocar a bola no chão tendo contato da mão na bola ou através de um chute ( no meu caso ao gol).
  • Se a bola sair pelos lados da quadra é cobrado o lateral
São essas poucas regras que eu uso, mas mesmo sendo poucas já é possível desenvolver o jogo de uma forma bem tranquila.

Para aqueles que querem ter mais informações sobre as regras no link abaixo você pode encontrar uma apostila que fala mais sobre as regras, tática e fundamentos do Rugby Union.
APOSTILA RUGBY UNION 

E especialmente para os professores achei uma apostila que ensina o TagRugby que utiliza um material especial (Tag) para jogar, diminuindo a intensidade dos contatos físicos. Entretanto esse material pode ser adaptado através do uso de TNT ou barbante.

Referências
http://www.infoescola.com/esportes/rugby/
http://www.sharklion.com/proyectos/cbru/main/Download/guia_para_principiantes_do_rugby_union.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário